04 junho 2006

FESTA DE PENTECOSTES

Pentecostes

O Pentecostes coroa e marca o fim do período da Páscoa.
O Dia de Pentecostes celebra a dádiva do Espírito Santo para a Igreja. Na Páscoa, Deus ressuscitou Cristo da morte; no Pentecostes, ele vivificou o corpo de Cristo, a Igreja, pelo envio de seu Espírito. Pela dádiva do Espírito, Deus deu à Igreja o poder para continuar a missão de Jesus na terra, até o fim dos tempos. O Espírito anima, guia e instrui a Igreja, através de sua presença na Palavra e nos sacramentos. Concede dons a fim de habilitar a Igreja no cumprimento de sua missão de proclamar o evangelho a todos os povos. O Pentecostes coroa e marca o fim do período da Páscoa.

No Domingo de Pentecostes, participamos pela fé do evento da descida do Espírito Santo sobre a igreja nascente reunida em Jerusalém. Aconteceu 50 dias após a ressurreição de Jesus, por ocasião da festa judaica de Pentecostes. O pequeno grupo de discípulos doi insuflado com a própria vida e energia que ressuscitou Jesus dos mortos, impulsionando-o para o mundo a fim de proclamar o evangelho a toda a humanidade.

Na Páscoa, Deus ressuscitou Cristo da morte; no Pentecostes, ele vivificou o corpo de Cristo pelo envio do seu Espírito. Pela dádiva do Espírito, Deus deu à Igreja o poder de continuar a missão de Jesus na terra, até o fim dos tempos.

O Espírito anima, guia e instrui a igreja, concedendo-lhe dons que a capacitam a cumprir essa vocação. Os dons do Espírito Santo são conferidos para todo o povo de Deus, e jamais para servir aos interesses particulares de um indivíduo ou grupo de espiritualidade "superior" dentro da igreja.

O culto no Dia de Pentecostes deve focalizar, com louvor e gratidão, a pessoa e obra da terceira Pessoa da Trindade. Existe a tendência de limitar a atividade do Espírito, confinando-o ao palco limitado de nossa experiência religiosa pessoal. No entanto, as Escrituras identificam o Espírito como próprio Deus atuando não só no íntimo da igreja e de cada membro em particular, mas também na criação e na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos trocar idéias? Deixem suas sugestões, idéias, criticas construtivas, enfim, escrevam que eu vou gostar muito de interagir com vocês.