15 janeiro 2009

Boas mensagens devem ser compartilhadas com os amigos...

>
>
> _____
>
> >
> SEJA VOCÊ O NOVO
>
> Frei Betto
>
> Neste novo ano, seja você o novo. Diminua a ansiedade, cultive flores no canteiro da alma, regue com ternura seus melhores sentimentos, imprima aos seus passos o ritmo das tartarugas e a leveza das garças.
>
> Não se mire nos outros; a inveja é um cancro que mina a auto-estima, fomenta a revolta e abre, no coração, o abismo no qual se precipita o invejoso. Mire-se em si mesmo, assuma seus talentos, acredite na sua criatividade, abrace com amor sua singularidade. Evite, porém, o narcisismo.
>
> Seja solidário; ao estender a mão aos outros, estará oxigenando a sua própria vida. Não seja refém do egoísmo.
>
> Cuide-se da língua. Não professe difamações e injúrias. O ódio destrói quem odeia, não o odiado. Troque a maledicência pela caridade. Comprometa-se a fazer ao menos cinco elogios por dia; sua saúde espiritual agradecerá.
>
> Não desperdice o tempo, hipnotizado diante TV ou navegando aleatoriamente pela internet, naufragado no turbilhão de imagens e informações que você não consegue transformar em síntese cognitiva. Não deixe que a espetacularização da mídia anule sua capacidade de sonhar e o transforme em consumista compulsivo. A propaganda sugere felicidade e, no entanto, nada oferece senão prazeres momentâneos.
>
> Centre a sua vida em bens infinitos. Leia muito, reflita, ouse buscar o silêncio neste mundo ruidoso. Lá você encontrará a si mesmo, e, com certeza, um Outro que vive em você e muito pouco é escutado.
>
> Cuide da saúde, mas sem a obsessão dos anoréticos e a compulsão dos que devoram alimentos. Caminhe, pratique exercícios aeróbicos, sem descuidar de acarinhar suas rugas e não temer as marcas do tempo. Freqüente também uma academia de malhar o espírito. E passe nele os cremes revitalizadores da generosidade e da compaixão.
>
> Não dê importância ao que é fugaz, nem confunda o urgente com o prioritário. Não se deixe guiar pelos modismos. Como Sócrates, observe quantas coisas lhe são oferecidas nas lojas e das quais você não precisa para ser feliz.
>
> Jamais deixe passar um dia sem um momento de oração. Se não tem fé, mergulhe em sua vida interior, ainda que por apenas cinco minutos. Não se deixe desiludir pelo mundo que o cerca. Você é chamado a transformá-lo.
>
> Se, por nojo, abomina a política, os políticos que a enojam lhe serão gratos. Se é indiferente, lhe agradecerão os que a ela se apegam. Mas, se reage e atua, haverão de o detestar, porém a democracia se fará mais participativa.
>
> Arranque de sua mente todos os preconceitos, e de suas atitudes, todas as discriminações. Seja tolerante, coloque-se no lugar do outro. Todo ser humano é o centro do Universo e morada viva de Deus. Antes, indague a você mesmo por que provoca em outrem antipatia, rejeição, desgosto. Revista-se de alegria e descontração. A vida é breve e, de definitivo, só reconheça a morte.
>
> Faça algo para preservar o meio ambiente, despoluir o ar e a água, reduzir o aquecimento global. Não utilize material não-biodegradável. Trate a natureza como aquilo que ela é de fato: sua mãe. Dela você veio e a ela voltará; hoje, viva do beijo que ela lhe dá continuamente na boca: ela o nutre de oxigênio e alimentos.
>
> Guarde um espaço no seu dia-a-dia para se conectar com o Transcendente. Deixe que Deus acampe em sua subjetividade. Aprenda a fechar os olhos para ver melhor.
>
> Tenha um novo 2009!

Um comentário:

Sandra de Sá disse...

16 things i've been tagged
E tu também foste!!

Coloca no teu blog uma fotografia ou algo com que te identifiques e lista 16 coisas sobre ti. Depois envia o desafio a outras pessoas :)

Bjs

Postar um comentário

Vamos trocar idéias? Deixem suas sugestões, idéias, criticas construtivas, enfim, escrevam que eu vou gostar muito de interagir com vocês.